O QUE É?
A dermatite atópica (eczema atópico) é uma doença inflamatória crônica da pele que apresenta uma evolução cíclica com períodos de melhora e piora. A etiologia não é exatamente conhecida, sendo multifatorial. Observa-se um caráter familiar e freqüentemente está associada à asma, rinite alérgica e até mesmo a alergia alimentar.
Não é uma doença contagiosa e a sua freqüência na população vem aumentando gradativamente, principalmente nas áreas urbanas, chegando até 20% em algumas localidades. É mais comum em crianças, mas pode ocorrer em qualquer idade. Causa intenso descorforto aos pacientes, especialmente nos casos mais graves, devido ao prurido de difícil controle.
SINAIS E SINTOMAS:
Prurido (coceira), com piora noturna.
Eczemas.
Localização típica em dobras de joelhos e cotovelos, mas pode acometer outras áreas do corpo.
Pele seca (xerose).
Infecção secundária.
FATORES DE PIORA:
Banho quente.
Substâncias tópicas irritantes ou roupas sintéticas.
Suor excessivo.
Clima seco.
Privação do sol.
Alguns alimentos – pensar em alergia alimentar nos casos mais graves.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é clínico, baseado no aspecto da lesão e história do paciente. Em casos selecionados, pode ser benéfica a realização de testes alérgicos como o Prick test e até mesmo o Patch test para alimentos quando houver suspeita de alergia alimentar.
TRATAMENTO
O tratamento envolve medidas comportamentais, uso de hidratantes específicos para este tipo de pele e uso de medicações tópicas (cremes) e/ou orais. Em alguns casos, é necessário acompanhamento nutricional e as vezes psicológico. Naqueles pacientes com alergia respiratória e comprovação de hipersensibilidade, a imunoterapia alérgeno-específica pode ser útil.